Há muitos questionamentos quando falamos do Ego. Meu caminhar se deu na espiritualidade e nele o Ego é diferente da área da Psicologia. Então quando eu falo que devemos controlar o ego, algumas pessoas não compreendem, então vamos falar um pouco sobre o ego em duas versões.
A compreensão não se faz por significados diferentes. Primeiro é preciso entender de qual ego se está falando, entender o contexto que ele é colocado, porque pode não refletir a definição de ego que utilizo nos textos, vídeos, cursos e conversas.
O ego em suas versões são: psicológica e a espiritual, que faz sentido para mim, como falei no começo do texto.
Pela Psicologia
Eu não gosto de excluir nada, nem ninguém, para mim, tudo faz parte, assim como o ego, porém quando comento que ele deve ficar no lugar dele, algumas pessoas que compreendem pela psicologia, se chocam. Vamos falar um pouco mais.
A área da psicologia aborda o Ego, na definição de Freud, que fala sobre o ego como um centro funcional da psique, como nosso centro psicológico. Como princípio organizador do “Eu” que nos permite interagir com o mundo, onde residem nossos valores, porque é a mente.
Espiritualidade e Ego
Já na Espiritualidade é diferente. Neste caso o Ego é como um apego, expectativas, como ilusões criadas, implementadas por crenças do meio que convivemos, pela sociedade. É um apego do que acredita ser, da história que contaram a você e mais, da que você conta a você mesmo e a defende a qualquer custo, sem importar valores, cria resistência, julga certo ou errado.
É como uma personalidade criada, completamente desalinhada do seu Ser, da sua Essência. Este ego nos faz sentir superioridade ou inferioridade aos outros e as situações, nos faz comparar, nos faz querer ser “bonzinhos” para sermos aceitos, nos faz ser agressivos, enfim, ele é “desorientado” (risos), eu gosto de falar que ele é danado. Lá no meu canal do youtube tem uma playlist só sobre este dananinho.
Para a espiritualidade esta personalidade criada, a qual você acreditou a vida inteira, é uma versão, muitas vezes, ilusória, limitada de si mesmo. E ao acreditar ao qualquer custo nesta personalidade “idealizada” é um empecilho para seu despertar, para encontrar a sua alma, seu ser, sua essência. Isso é muito abordado no meu curso de Ho’oponopono quando falo do vazio e seguir a inspiração, porque isso só é possível deixando o ego de lado.
Por isso é necessário da desconstrução deste Ego, somente assim descobrirá sua verdadeira natureza.
Desconstrução para evolução
Para esta desconstrução é necessário saber como este Ego foi construído, como ele opera em você, de que maneira ele atua sobre você, seus pensamentos, ações e sentimentos, mas é preciso muita observação, inclusive de seus padrões (e dos outros também, como a constelação familiar nos mostra) para poder identificá-lo, para depois, saber controlá-lo. Somente assim terá liberdade, fará escolhas mais conscientes, terá relacionamentos mais saudáveis, evitará discussões, impulsos.
São escolhas
Com o tempo, poderá perceber e escolher responder a ele ou não, se irá preferir seguir seus impulsos prejudiciais. Terá clareza de que ser guiado pelo ego não é nada evolutivo. Sua vida começará a ter uma paz que te motivará a cada dia, a cada momento, seguir no seu caminho evolutivo. Terá liberdade e guiará sua vida!
Na minha experiência este ego, não desaparece, não é eliminado, apenas controlado, adormecido e em alguns momentos ele tenta te dominar novamente, é preciso coragem, determinação e muita, muita observação para se manter no caminho evolutivo, afinal somos humanos, temos muitas memórias, muitos programas atuando sobre nós.
Embora o impulso do ego possa persistir, com a observação, ele fica silencioso à medida que despertamos para quem somos além do ego. É só não dar o poder a ele: Não alimente o Ego.
O amor pode tudo
Quanto mais amor tiver em sua vida, mais compreensão do Todo e observação, ele perde a força, começa a desaparecer e gradativamente se desconstrói.
O importante é seguir, saber que ele existe e que você pode controlá-lo, se assim desejar uma vida cheia de inspiração, amor e evolução!
Na luz e no amor!
Danielle Bento
www.danibentoconstelacao.com.br