Agora que você leu sobre empatia e compaixão (senão, clique aqui), vamos compreender um pouco sobre a constelação familiar e o que é empatia sistêmica, na visão sistêmica. Para a compreensão deste texto é preciso um pouquinho do conhecimento das constelações familiares.
Visão Ampla
A empatia sistêmica é uma visão mais ampla, de uma perspectiva de observador, onde um constelador deve se posicionar, mas claro que com o conhecimento qualquer pessoa pode desenvolver a empatia sistêmica.
Quando alguém nos conta uma situação, a pessoa espera que tenhamos empatia com ela e apenas com ela, porque ela espera que vejamos o seu problema, mas a empatia sistêmica nos traz o olhar para todo o sistema. Compreendendo que ali, na pessoa que chega até nós, nos trouxe um sintoma de toda família. Por isso a empatia sistêmica é olhar para todo sistema, além daquela pessoa que nos traz a questão.
Exemplificando na Prática
Eu gosto muito de dar um exemplo, pense nesta situação: Coloque na sua frente alguém eu você está indignado, bravo, com muita raiva, você quer xingar, brigar. Pense nas palavras e gestos que gostaria de fazer e falar. Agora coloque atrás dessa mesma pessoa os pais dela e seus avós. E também coloque atrás de você, seus pais e avós. Será que você falaria e faria tudo que pensou ou seria mais comedido?
Essa cena mostra que de alguma forma você teve empatia sistêmica, pois ao colocar os antepassados atrás de nós, entendemos que aquela pessoa que fez algo não tem “culpa” pelo sintoma que ela traz, ou seja, você compreende que ela tem uma família e que algo aconteceu ali que gerou aquele sintoma. Ela é um reflexo de tudo que passou em sua família e em sua história, afinal todos estão em nós.
Perceba que coloquei Culpa entre aspas. Na constelação familiar nós podemos identificar as questões que fizeram a pessoa agir de certo modo, porém, não exime a pessoa de sua responsabilidade. São coisas diferentes.
Desenvolver é uma habilidade a ser criada
Desenvolver a empatia sistêmica nos permite compreender, os porquês, procurando identificar onde se encontra a exclusão, o não pertencimento, a desordem hierárquica, para poder ajudar e ampliar o seu olhar e do cliente que chega até você. E também ajuda a assumir a responsabilidade e fazer diferente se assim desejar.
Nada na constelação familiar é justificativa para algum comportamento. Ela apenas nos mostra o que está oculto gerando sintoma em cada membro do sistema. E quando trazemos este olhar mais amplo, esta emparia sistêmica, trazemos acolhimento e pertencimento para todos do sistema, facilitando a harmonia.
Amor e Ordem
Eu sempre acredito que isso também traz amorosidade ordenada, com respeito ao destino e livre arbítrio, que falamos no texto de empatia e compaixão que citei logo no começo do texto.
Consegue ampliar seu olhar e compreender que cada um que chega até você tem uma história que fez esta pessoa agir de determinada maneira? E que com esta empatia sistêmica esta mesma pessoa pode diminuir os sintomas por sentir acolhida e vista? Pense nisso e procure desenvolvê-la!
Com amor,
Danielle Bento