Observando
Autoconhecimento é observar.
Estava observando o dia, o céu azul, as poucas nuvens que se apresentavam, o sol intenso, porém fraco, quando percebi uma árvore da rua de trás da minha casa, com suas folhas amarelas e pequenas.
De repente começou uma ventania forte e continuei a observar a árvore. Quando o vento começou a levar as folhas. Sabe aquela cena de filme onde as folhas flutuam seguindo o vento?
Acredito que imagino como uma cena de filme, porque provavelmente há o foco na tela e que as vezes na correria do dia a dia, no automático, não paremos para observar com tantos detalhes e os perdemos.
Por bastante tempo as folhas, arrancadas pelo vento estavam pairando no ar, como uma extensão da árvore. Suavemente arrancadas e conduzidas.
Reflexões
Parece uma cena comum, porém com muita profundidade e que me trouxe algumas reflexões que compartilho neste texto com você.
A cada estação do ano quando observo a natureza, ela se apresenta de um jeito e nem por isso é falsa, muito pelo contrário.
O que seria da folha se criasse resistência a cada vento? Teria ela, força suficiente para resistir a ventania?
Se ela se recusasse a se desprender da árvore? Será que ela se cansaria?
Observei que nem todas as folhas saíram da árvore, nem tão pouco foram todas levadas ao mesmo tempo.
Enfim, enquanto observava a cena, naquele dia lindo, comecei a pensar na relação com nossa vida. Quantas resistências criamos para não seguir o fluxo, o vento?
Estamos prontos para nos desapegarmos de nossas raízes, sem que elas saiam de nós? Afinal, não é porque a folha de desprendeu que ela deixa de ser de uma árvore.
Quanto mais resistência criamos, menos conectados ficamos e mais cansados também.
É preciso se sentir conectado com sua família, com Deus, Universo, natureza, com o que te traz paz e que confie no fluxo, mas tem que sentir a conexão no coração.
O verdadeiro autoconhecimento
Se permitir soltar/entregar confiará que tudo está certo, tudo tem seu tempo e o momento adequado para seguir o vento.
O vento e a vida te levarão para o seu caminho, o certo para você. Poderá se desapegar sabendo que mesmo seguindo o vento suas raízes estão com você, porque são você.
Seja a leveza da folha e aceite o vento e a beleza da vida! Permita ser conduzido e observe qual vento é o seu e se solte da árvore.
Seja uma folha ao vento!
Viva o autoconhecimento!
Na luz e no amor!
Veja mais em meus vídeos no Youtube